Delivery de Comidas On-Line.

Sopa cremosa de Abóbora.

Posted on: 25 de agosto de 2010

Com a mudança de estação bateu aquela vontade de uma sopa cremosa… e não era qualquer uma não. Tinha que ser de abóbora com leite de coco, gengibre e pimenta. Tinha que ser.

A primeira vez que tentei fazer uma sopa nesse estilo — cremosa — não deu lá muito certo. O sabor da abóbora foi subjugado pelas especiarias usadas na época. Mas não desta vez!

A dona abóbora, assada, está aqui! Assim como o senhor gengibre acompanhado pela pimenta dedo de moça. Tudo na medida que a minha vontade desejava. E o leite de coco vem para dar a graça da gordura untuosidade, equilibrando tudo. Ah, as cenouras também assadas ajudam na cor e no sabor levemente adocicado que possuem.

O único se não seria: ficaria ainda melhor se tivesse feito croûtons para acompanhar. Sabe, para dar um crocante (diga com o sotaque do Claude) no prato.

Rendimento: ~3 porções

Ingredientes

  • 250g de polpa de abóbora assada
  • 1 e 1/2 cenoura assada cortada em cubos
  • 200mL de leite de coco*
  • 150mL de água
  • 1/4 de cebola bem picada
  • 1 dente de alho ralado (ou bem picado)
  • 1 colher (chá) de gengibre ralado
  • 1/2 colher (chá) de pimenta dedo de moça bem picada sem as sementes
  • Azeite e sal
  • Opcional: iogurte, coalhada ou creme azedo

Modo: numa panela, em fogo médio, refogue no azeite a cebola até transparente. Junte a pimenta dedo de moça, alho e o gengibre. Refogue.

Junte a cenoura em cubos, misture bem. Espere 1-2 minutos, então, adicione a polpa de abóbora. Misture bem antes de adicione o leite de coco e a água. Deixe cozinhar por 15-20 minutos para os sabores se distribuam, acerte o sal.

Processe a sopa no liquidificador ou mixer. Após, poderá ajustar a cremosidade da sopa colocando mais água ou não. Cuidado quando levar o creme ao fogo novamente, poderá espirrar.

Sirva quente e se desejar acompanhe iogurte, coalhada cremosa ou creme azedo (usei iogurte) e, croûtons.

Observação
Polpa de abóbora assada: usei uma abóbora rajada/seca de 800g. Cortei ao meio e retirei as sementes, envolvi com papel alumínio e levei para assar (numa assadeira) em forno pré-aquecido à 180ºC. Demora em torno de 45-60 minutos, teste com um garfo: deve estar macia. Com uma colher retire toda a polpa, ao final obtive cerca de 550g de polpa. Asse as cenouras junto do mesmo jeito.
Leite de coco: utilizei o leite de coco em pó reconstituído (veja La Violetera: Leite de Coco em Pó) que ao paladar é mais suave que o comprado pronto. Caso use o pronto acrescente aos poucos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

agosto 2010
S T Q Q S S D
     
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

Blog Stats

  • 172 hits
%d blogueiros gostam disto: